Ensino religioso e relações étnico-raciais: reflexões sobre o currículo escolar e a implementação da Lei 10.639/2003 na educação pública estadual no Amapá

Elivaldo Serrão Custódio, Oneide Bobsin

Resumo


O artigo visa discutir sobre o Ensino religioso e relações étnico-raciais no Amapá. Buscamos no decorrer deste trabalho analisar os saberes, os valores e as práticas curriculares e pedagógicas na educação pública estadual, confrontando o trato deste componente com a implementação dos artigos 26-A e 79-B da LDBEN (Leis 10.639/2003 e 11.645/2008), bem como o que preconiza as demais legislações amapaenses. O trabalho trata-se do resultado de um estudo exploratório de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista como forma de investigação. O estudo demonstrou que do ponto de vista prático, a relação Ensino Religioso e Relações Étnico Raciais é insuficiente no que diz respeito a uma educação pautada na diversidade e práticas antirracistas.


Palavras-chave


Ensino Religioso. Relações étnico-raciais. Currículo escolar. Educação pública estadual. Amapá.

Texto completo:

PDF